Dia Mundial do Braille

O Dia Mundial do Braille comemora-se a 4 de Janeiro.
O "Método Braille" foi inventado por Louis Braille, publicado em 1829, que se tornou uma ferramenta crucial ao portador de deficiência visual.

terça-feira, 30 de março de 2010

Terminologias usadas na era da inclusão

"Ele é surdo-cego”
"GRAFIA CORRECTA: “ele é surdocego”. Também podemos dizer ou escrever: “ele tem surdocegueira".


"Escola normal"
"No futuro, quando todas as escolas se tornarem inclusivas, bastará o uso da palavra escola sem adjectivá-la. TERMOS CORRECTOS: escola comum; escola regular".


"Esta família carrega a cruz de ter um filho deficiente".Nesta frase há um estigma embutido: ‘Filho deficiente é um peso morto para a família’. FRASE CORRECTA: “esta família tem um filho com deficiência”.


"Infelizmente, meu primeiro filho é deficiente; mas o segundo é normal”
A normalidade, em relação a pessoas, é um conceito questionável, ultrapassado. E a palavra infelizmente reflecte o que a mãe pensa da deficiência do primeiro filho: ‘uma coisa ruim’. FRASE CORRECTA: “tenho dois filhos: o primeiro tem deficiência e o segundo não tem".


"Inválido (quando se referir a uma pessoa que tenha uma deficiência)
A palavra inválido significa sem valor. Assim eram consideradas as pessoas com deficiência desde a Antiguidade até o final da Segunda Guerra Mundial. TERMO CORRECTO: pessoa com deficiência".


"Louis Braile"
GRAFIA CORRECTA: Louis Braille. O criador do sistema de escrita e impressão para cegos foi o educador francês Louis Braille (1809-1852), que era cego".


"Necessidades educativas especiais"
TERMO CORRECTO: necessidades educacionais especiais. “A palavra educativo significa algo que educa. Ora, necessidades não educam; elas são educacionais, ou seja, concernentes à educação” (SASSAKI, 1999). O termo necessidades educacionais especiais foi adotado pelo Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica (Resolução nº 2, de 11-9-01, com base no Parecer CNE/CEB nº 17/2001, homologado pelo MEC em 15-8-01). Esta Resolução, durante o ano de 2005, está a ser reformulada pelo CNE. Consultar CNE (2001)".


http://arivieiracet.blogspot.com/2010/03/terminologias-usadas-na-era-da-inclusao_26.html

Sem comentários:

Enviar um comentário