Dia Mundial do Braille

O Dia Mundial do Braille comemora-se a 4 de Janeiro.
O "Método Braille" foi inventado por Louis Braille, publicado em 1829, que se tornou uma ferramenta crucial ao portador de deficiência visual.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Aparelho identificador de cores e dinheiro destinado a deficientes visuais

Um pequeno aparelho com 12 cm de comprimento por 6,5 cm de largura e 5 cm de altura, pesando não mais do que 100 gramas, poderá ser uma alternativa para melhorar a qualidade de vida dos cerca de 5 milhões de brasileiros com deficiências visuais mais complicadas como a cegueira. Trata-se de um identificador de cores e notas de dinheiro, capaz de emitir o nome de 40 tonalidades diferentes por meio de gravações e de cédulas de real em circulação.



O Auire é uma pequena caixa que possui no seu interior um circuito eletrónico, dois diodos, mais conhecidos pela sigla LED (Light Emitting Diode), que emitem luz branca, além de três sensores, um para cada uma das três cores básicas (vermelha, verde e azul), formadoras das outras cores. Em funcionamento, a luz é dirigida à superfície que se quer identificar e capta pelos sensores a reflexão. O software calcula a proporção de cada uma das cores primárias, identificando a cor resultante. A lista é de 40 cores gravadas e o aparelho “fala” o nome de cada uma dessas cores que mais se aproximam da cor real da superfície analisada.



O público-alvo são deficientes visuais, tanto os totalmente cegos quanto os daltónicos, principalmente aqueles com baixa visão.

(http://www.ajudas.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário