Dia Mundial do Braille

O Dia Mundial do Braille comemora-se a 4 de Janeiro.
O "Método Braille" foi inventado por Louis Braille, publicado em 1829, que se tornou uma ferramenta crucial ao portador de deficiência visual.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Braille-Amigo



Braille é o alfabeto
Que se toca para ver;

Braille é um amigo
Que o cego tem para ler!

Ora vejam a letra "a"
Que parece um mosquitito;

Passeiem o dedo por lá
E sentirão um piquito;

E agora a letra "e",
Deu-lhe o vento, estão à espreita?

Com um ponto mais acima,
Outro em baixo, à direita!

E vejamos a letra "i",
Dois pontitos muito iguais:

Parecem gémeos do "e",
Apalpa-os e verás mais!

Já cá temos a letra "o",
Que parece uma seta;

Mas podes pôr o dedo lá
Qu'ela está muito quieta!

Visita agora a letra "u",
Adivinhar apetece:

Toca lá tu nela e vê
E diz lá o que parece?!

Chegamos agora ao "g",
Digam lá com o dedito

Se parece uma bola
Ou é antes quadradito?!

E ficamos todos assim
Com uma pequena lição:

Braille é para o cego,
Um Amigo sempre à mão!


Jerónimo Nogueira(in das pedras também brota água)

2 comentários:

  1. Olá!
    Considero este blogue uma feliz ideia, porque tem de haver em Portugal quem fale sem preconceitos da deficiência visual, principalmente quem não a tem, o que não é o meu caso.
    Chamo-me Luís ferreira, sou amblíope (portador de baixa-visão), porém e, apesar disso, sou professor e escritor, tendo já exercido outras funções como animador de museu, formador, recepcionista de uma pedreira, pequeno empresário e até desempregado.
    Se alguém pretender saber mais sobre mim basta ir aos meus dois blogues e site que criei, é certo que são modestos e praticamente só de texto, mas serve para o pretendido.
    blogues:
    www.daescritaaleitura.blogspot.com
    www.falandodalingua.blogspot.com
    site:
    www.osdozerapazes.page.vu
    Fui eu que criei estes locais na Internet e mais uma vez serve para demonstrar em como é possível um deficiente visual fazer coisas, muitas coisas.
    Muitas vezes, eu fui alvo de discriminações e de preconceitos ao longo da vida apenas por ser quase cego, isso só revela a ignorância, o conservadorismo estúpido e o preconceito.
    Luís Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Desde já quero agradecer o seu testemunho.
    De facto, vive-se ainda, infelizmente, um mundo onde a discriminação, o preconceito e a indiferença se encontram num topo muito considerável. Contudo, se alguém no seu meio próximo ou no seu local de trabalho (que é o meu caso) sensibilizar as pessoas envolventes, a pouco e pouco, sentiremos progressos, mesmo que seja um processo lento.
    Também quero agradecer os endereços dos blogues mencionados.
    Já agora, não deixe de visitar este blogue. Obrigada.

    ResponderEliminar